27 de nov. de 2012

Do You Remember the First Time?



A menos que você tenha muitos dinheiros e tenha visto o Pulp no estrangeiro, a resposta para a pergunta do título é não. Nessa quarta-feira (28), Jarvis Cocker e seus companheiros desembarcam em São Paulo para sua primeira vez no Brasil, no palco do Via Funchal. É a última perna da excursão sul-americana que a banda britânica faz em 2012, parte da turnê de reunião que começou em 2011, no Primavera Sound, em Barcelona - em show que contou com uma dedicatória de "Common People" aos manifestantes espanhóis que entraram em confronto com a polícia naquele dia.

Sem lançar novos discos desde 2001, a banda baseia o repertório de seus atuais shows no crème de la crème de sua discografia: o álbum Different Class, lançado em 1995. Em boa parte das apresentações de 2012, o disco apareceu na íntegra (mas não em sua sequência original), o que é promessa de sucesso em São Paulo.

O concerto em São Paulo promete ser ainda especial por duas razões: a primeira é a chance de ver um dos maiores contadores de histórias do rock'n roll em ação. Tem dúvida dessa última frase? Então escute "Disco 2000", "Babies" ou "Do You Remember the First Time?" e tire a prova dos nove. 

A outra é a chance de se despedir em grande estilo de uma das melhores casas de show da cidade, o Via Funchal, que será demolida em janeiro de 2013. É uma enorme perda para a cidade, uma vez que o Via é mais confortável e conta com um sistema de som bem melhor que o de seus rivais de capacidade semelhante (Credicard Hall e Espaço das Américas). Vi lá dois dos shows da minha vida (R.E.M., em 2008, e Crosby Stills & Nash, em 2012). Para quem não for ao Pulp, resta ainda uma boa chance de dar adeus à casa: no dia 15, Norah Jones toca lá. 

Na playlist abaixo, procurei reunir o que pode ser o show do Pulp em São Paulo. Eles estão tocando entre 16 e 23 músicas nas últimas apresentações. Na capital paulista, o show será fora de um festival, apenas com os britânicos tocando, o que lhes dá mais tempo sozinhos no palco. É difícil saber quais serão as músicas extras da apresentação, mas as 19 que estão na mixtape abaixo tem 90% de chance (segundo o DataNoa) de aparecer por aqui - com certeza garantida para os hits acima citados e a supra-sumo "Common People", que costuma encerrar o set inicial da banda, antes dos bis. Confira - and sing along with the common people!

Pulp Fiction by Bruno Capelas on Grooveshark

Fotos por Liliane Callegari, direto do show do Pulp no Primavera Fauna (Santiago), no último sábado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário