19 de abr. de 2012

As Canções Que Você Não Cantou Pra Mim

Parabéns para o Rei que ele merece! Hoje, 19 de abril, comemora-se o aniversário de 71 anos do cantor Roberto Carlos. Em homenagem a ele (ou não), o Pergunte ao Pop selecionou dez canções que o amigo de fé, irmão camarada de Erasmo Carlos deveria adotar em seu setlist. 

Nove delas são levadas a sério - já a canção que encerra a lista, "Wave", é uma piada: Roberto deveria cantá-la na Bienal do Samba de 1969, mas desistiu de defendê-la no festival organizado pela TV Record para viajar em lua de mel com sua esposa da época, Nice. A história está em "A Era dos Festivais", livro que é obrigatório para todo amante de música brasileiro, escrito por Zuza Homem de Mello. 

"Desolado com as versões dos americanos para as letras de suas músicas, o próprio Tom decidiu escrever uma letra em inglês para 'Onda', intitulando-a 'Wave', e também pediu a seu novo parceiro, Chico Buarque, que já tinha transformado 'Zingaro' em 'Retrato em Branco e Preto', uma letra em português. Chico quebrou a cabeça, tentou várias vezes, mas não conseguia ultrapassar o primeiro verso, "Vou te contar". Após inúmeras cobranças, Tom, desanimado, resolveu escrever ele mesmo os versos de "Onda",que depois enviou para a Bienal. Roberto Carlos era o escalado para defendê-la, mas no dia da primeira eliminatória, 12 de maio, ele desembarcava em Nova York com Nice, sua primeira esposa, em viagem de lua-de-mel, de onde seguiu para Las Vegas, sem tempo de se preparar para defender a música. Não entrou na primeira eliminatória, em que estava escalado, nem na terceira, para a qual foi transferido, e assim ficou fora da Bienal (...)".

Com vocês, a lista (que graças à falta de acervo do Grooveshark, teve de não contar com "Agridoce", do Pato Fu, substituída por "Me Adora", da Pitty". É uma brasa, mora?

PS: "Wave" foi gravada por Roberto junto com Caetano Veloso na homenagem a Tom Jobim, como bem lembrou o amigo André Machado (valeu, Dé!). Mas mesmo assim, permanece aqui pela falta de "espírito oportuno" do rei.

As Canções Que Você Não Cantou Pra Mim by Bruno Cordeiro Capelas on Grooveshark

Nenhum comentário:

Postar um comentário