Parabéns para o Rei que ele merece! Hoje, 19 de abril, comemora-se o aniversário de 71 anos do cantor Roberto Carlos. Em homenagem a ele (ou não), o Pergunte ao Pop selecionou dez canções que o amigo de fé, irmão camarada de Erasmo Carlos deveria adotar em seu setlist.
Nove delas são levadas a sério - já a canção que encerra a lista, "Wave", é uma piada: Roberto deveria cantá-la na Bienal do Samba de 1969, mas desistiu de defendê-la no festival organizado pela TV Record para viajar em lua de mel com sua esposa da época, Nice. A história está em "A Era dos Festivais", livro que é obrigatório para todo amante de música brasileiro, escrito por Zuza Homem de Mello.
"Desolado com as versões dos americanos para as letras de suas músicas, o próprio Tom decidiu escrever uma letra em inglês para 'Onda', intitulando-a 'Wave', e também pediu a seu novo parceiro, Chico Buarque, que já tinha transformado 'Zingaro' em 'Retrato em Branco e Preto', uma letra em português. Chico quebrou a cabeça, tentou várias vezes, mas não conseguia ultrapassar o primeiro verso, "Vou te contar". Após inúmeras cobranças, Tom, desanimado, resolveu escrever ele mesmo os versos de "Onda",que depois enviou para a Bienal. Roberto Carlos era o escalado para defendê-la, mas no dia da primeira eliminatória, 12 de maio, ele desembarcava em Nova York com Nice, sua primeira esposa, em viagem de lua-de-mel, de onde seguiu para Las Vegas, sem tempo de se preparar para defender a música. Não entrou na primeira eliminatória, em que estava escalado, nem na terceira, para a qual foi transferido, e assim ficou fora da Bienal (...)".
Com vocês, a lista (que graças à falta de acervo do Grooveshark, teve de não contar com "Agridoce", do Pato Fu, substituída por "Me Adora", da Pitty". É uma brasa, mora?
PS: "Wave" foi gravada por Roberto junto com Caetano Veloso na homenagem a Tom Jobim, como bem lembrou o amigo André Machado (valeu, Dé!). Mas mesmo assim, permanece aqui pela falta de "espírito oportuno" do rei.
PS: "Wave" foi gravada por Roberto junto com Caetano Veloso na homenagem a Tom Jobim, como bem lembrou o amigo André Machado (valeu, Dé!). Mas mesmo assim, permanece aqui pela falta de "espírito oportuno" do rei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário