18 de set. de 2012

Melhor Hambúrguer da Cidade: Seu Oswaldo

Desde que comecei essa humilde seção aqui no Pergunte ao Pop, muitos amigos me recomendaram a lanchonete do Seu Oswaldo, no Ipiranga - e devo dizer que pelas descrições, a ansiedade em visitar a tradicional casa era bem grande. 

Localizado na rua Bom Pastor, 1659, a Lanchonete do Seu Oswaldo é um salão sem placa ou banner na porta, com apenas um grande balcão (onde cabem umas 30 pessoas) e quatro mesas, sem o requinte ou o luxo das casas que se proclamam hamburguerias gourmet (e cobram caro por isso,  devo lembrá-lo, caro leitor).

Eleito recentemente pela revista Veja São Paulo como o melhor hambúrguer de 2012, a casa estava bem cheia às oito horas de um sábado à noite, quando fui até lá com o amigo Yuri Gallinari. O sistema lá é bem simples: você chega, pede o que quer e fala o seu nome para um dos atendentes (que também se revezam como garçons e chapeiros, ao melhor esquema todo mundo faz tudo). 

Quando vaga um lugar no balcão, os próprios atendentes te chamam para sentar, e depois de um tempo, eles te entregam o sanduíche. A conta, no final da refeição, é feita de cabeça, em papel e caneta, à moda antiga, podendo ser paga apenas em dinheiro ou cheque. Entretanto, devido à lotação, esperamos uma boa meia hora entre fazer o pedido e sentar no balcão (e mais uns dez minutos até os lanches chegarem), o que aumentou muito a minha fome e a do Yuri.  

Outra coisa legal do seu Oswaldo é que a chapa fica à vista do balcão, o que é sempre bacana para saciar a curiosidade de quem quiser saber como são feitos os hambúrgueres. E apenas eles: no seu Oswaldo, não existem porções, e quem não quiser atacar de hambúrguer, terá de se contentar com um misto-quente ou um hot-dog. 

Como eu estava com fome, pedi logo dois lanches. Acompanhados de uma Coca-Cola (em garrafa de vidro!), um X-Salada (R$8,60), que é o que faz a fama da casa, e um X-Bacon Maionese (R$ 12,90), como sempre faço para testar os lugares novos que vou, uma vez que contém os cinco ingredientes básicos: pão, carne, queijo, bacon e maionese.

Não há grandes diferenças entre os dois lanches, que basicamente se compõe de pão, carne, queijo, maionese e um molho de tomates feito pela casa - para o X-Salada, acrescente apenas uma folha de alface, e no X-Bacon, bons pedaços do melhor vegetal do mundo, tostadinho.

Para ser bem sincero, me decepcionei um bocado com o seu Oswaldo, embora deva deixar claro que as expectativas eram bem altas. A maionese feita pela própria lanchonete não tem nenhum gosto em especial, pouco acrescentando aos lanches, e o tão falado molho de tomates também não somou muito ao paladar dos sanduíches. O trio de ferro pão-carne-queijo não se destaca individualmente, mas tal qual Chalaça, José Bonifácio e D. Pedro I, garantem um bom resultado para o escreve do bairro do Grito da Independência. E explicando a diferença da nota dos dois sanduíches: o bacon tostadinho do X-Bacon dá muito mais sabor à refeição do que a tenra folha de alface do X-Salada, como era de se esperar.

Pelo preço, pela simpatia da casa (apesar da demora), pela localização bacana (o Ipiranga é um bairro vizinho de São Caetano, e uma das vizinhanças mais legais de São Paulo), pelo acompanhamento da Coca em garrafa de vidro e pela honestidade do hambúrguer, devo dizer, entretanto, que o seu Oswaldo merece uma segunda visita. I'll let you stay tuned.  

Nota: 3 fatias de bacon (X-Salada)
3,5 fatias de bacon (X-Bacon Maionese)

Ranking MHC Pergunte ao Pop:

1 - Bombom Black, Lanchonete da Cidade - Itaim (4,5) 
2 - X-Bacon Maionese, Lanchonete D'Sampa - Brooklyn (4) 
3 - X-Bacon Maionese, Rock & Burger - Galeria do Rock (3,5) 
3 - X-Maionese Cebola Frita, Frevo - Augusta (3,5)
3 - X-Bacon Maionese, Lanchonete do Seu Oswaldo - Ipiranga (3,5)
6 - X-Bacon Maionese, The Fifties - Itaim (3) 
6 - X-Salada, Lanchonete do Seu Oswaldo - Ipiranga (3)
8 - Barbecue Burger, America - São Caetano (2,5)
9 - Maracanã Burguer, Cervejaria Nacional - Pinheiros (2,5)
10 - Gran Burger BBQ, General Prime Burger - Itaim (2) 
11 - #1, The Rockets - Jardim Paulista (1,5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário