24 de jan. de 2013

Melhor Hambúrguer da Cidade: Hamburguinho

Antes de começarmos, um aviso: este texto é o pagamento de uma dívida pessoal comigo mesmo. Afinal, o Hamburguinho (a filial da Av. Brigadeiro Faria Lima, 2883, no Itaim) foi um dos primeiros hambúrgueres de responsa que comi na vida - pode acreditar, até mesmo para mim já teve um tempo que comer um hambúrguer significava ir ao McDonald's ou ao Giraffa's.
 
Lembro bem: eu estava prestes a entrar no iG (que ficava na rua Amauri, ali do lado) para fazer uma das entrevistas de admissão, um amistoso da seleção estava rolando e resolvi parar para tomar uma Coca e um X-Maionese. Como diria o capitão Renault, de Casablanca, aquele era o começo de uma grande amizade. Bons momentos vivi ali - o melhor deles, devo dizer, às vésperas do show do ano de 2012 (Crosby, Stills & Nash), quando vi o Santos golear o Bolívar na Libertadores por 8 a 0. 
 
Mas sou relapso: entrei no iG, mudamos de endereço (para a Berrini), saí do iG e ainda não tinha escrito sobre a casa. Até essa semana, quando resolvi chamar o Giovanni Santa Rosa para um almoço rápido de despedida, aproveitando para matar a saudade do cubículo quadrado e meio sujo que é o Hamburguinho. Contando apenas com um balcão em formato de U, onde devem caber umas 20, 25 pessoas (o que torna o lugar bem cheio na hora do almoço durante a semana), a lanchonete é um dos exemplos mais clássicos de dona de um lanche simples (e que você sempre tem medo que venha com ingredientes a mais da chapa), mas que conquista corações. Caia de boca no X-Maionese (R$17,80), um sanduíche que só parece pequeno, porém é dono de uma grande pegada.

O pão quente e o queijo derretido na medida certa são dois alicerces para que a carne bem temperada (embora um pouco além do mal passado que tanto amo) e a maionese cheia de salsinha, bastante ácida e abundante brilhem com galhardia. A maionese, por sinal, é tão abundante, que torna-se um desafio à parte tentar não se lambuzar com ela durante a refeição. Mas, fica o conselho: caso ela caia no prato, não hesite em ignorar o que a sua mãe te ensinou e deguste-a toda com os dedos. Você não vai se arrepender - e de quebra, vai ganhar um novo lanche favorito.

Ah! Para os gulosos por sobremesas, vale a dica: o sundae do Hamburguinho é outro ponto alto da casa. 

Nota: 4,5 fatias de bacon

Ranking MHC Pergunte ao Pop:

1 - Sujinho Pic Burger Maionese, Hamburgueria do Sujinho - Consolação (5)
2 - X-Maionese, Hamburgueria do Sujinho - Consolação (4,8)

Um comentário:

  1. Fui lá duas vezes e não concordo que eles tem o melhor hamburguer da cidade, não chega nem perto. Mas concordo que eles tem a melhor maionese que eu já experimentei na vida.. (estive lá no dia 09/02, por volta das 17h.. hamburguer ruim, atendimento ruim, funcionário falando alto, reclamando do patrão, etc.. mas a maionese é show de bola). Como a maionese é vendida a parte (apesar de um hamburguer simples de picanha custar R$ 17), talvez valha a pena levar para comer com outro hamburguer.. rs..

    ResponderExcluir