1 de mar. de 2013

Top 5: Aqui não tem Harlem Shake

Há dias a internet (e os programas jornalísticos metidos a engraçadinhos) não falam de outra coisa que não do famigerado "Harlem Shake" - um meme que parece destinado a se tornar para 2013 o que foram "Gangnam Style" e "Call Me Maybe" na última temporada. O Pergunte ao Pop, porém, vai na contramão de seu próprio nome e te manda esquecer por alguns minutos o novo "hit da web" (risos), lembrando cinco grandes canções que falam sobre o bairro negro novaiorquino. Começamos nossa viagem com um clássico de 1960 da dupla Leiber & Phil Spector, na voz de Ben E. King: 



Poucos anos depois, um jovem Bob Dylan escreveria sobre um incidente no distrito, belissimamente narrado aqui pelos Byrds:



Já na década de 1980, quando já era uma das grandes bandas do mundo, o U2 resolveu registrar sua turnê norte-americana, resultando no que virou o álbum (e o filme) Rattle and Hum. Um de seus pontos altos é também uma das melhores músicas que os irlandeses já escreveram, "Angel of Harlem", gravada no Sun Studios.



Um dos primeiros e mais interessantes filmes de Spike Lee, Mais e Melhores Blues narra a história de um triângulo amoroso entre dois jazzistas e uma cantora. A trilha é assinada por Brandford Marsalis e Terence Blanchard, e um de seus melhores momentos é "Harlem Blues", cantada por Cynda Williams.



Para encerrar a lista, "Midnight in Harlem", da Tedeschi Trucks Band. Lançada em 2011, a música contém um dos maiores solos de guitarra dos últimos quinze anos, saídos diretamente da mão do habilidosíssimo Derek Trucks. Segura o coração e aperta o play:

Nenhum comentário:

Postar um comentário